Os oblatos são homens e mulheres que vivem a espiritualidade beneditina na sociedade, isto é, são pessoas que não se retiram do mundo, como fazem os monges, mas procuram viver os ensinamentos da Regra de São Bento na família, no trabalho, no seu círculo relacional humano e religioso.

 

O vocábulo "oblação" aparece sessenta e três vezes na Bíblia e é sinônimo de oferenda, oferta, entrega ou sacrifício. A maior oblação já feita é a do próprio Jesus Cristo. Portanto, ser oblato é, antes de tudo, ser imitador de Nosso Senhor Jesus Cristo, que doou a sua vida ao Pai para a nossa redenção.

 

Os oblatos beneditinos não têm o status de Ordem Secular ou Terceira, como existem em outras famílias religiosas. Eles estão vinculados, pelo ato de oblação a uma comunidade monástica específica, tomando parte nos seus bens espirituais e participando ativamente de sua vida litúrgica.

 

Há um período de formação para o candidato, no qual ele é iniciado no estudo das Sagradas Escrituras, da doutrina e da história da Igreja, da espiritualidade monástica beneditina e da Santa Regra.

DIRETOR DOS OBLATOS

Dom Prior Justino, OSB

domjustino.osb@gmail.com