CONVITE - Camerata de Música Antiga

07/06/2015

 

CONCERTOS DE JUNHO / 2015

Música barroca alemã, italiana e do período colonial brasileiro

 

A Camerata de Música Antiga da UnB fará dois concertos:

- dia 14 de junho, domingo, às 11:30h, no Mosteiro de São Bento – Lago Sul.

- dia 15 de junho, segunda-feira, às 17h, no auditório do Museu da República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto.

 

Ambos com entrada franca.

 

Nos concertos que serão realizados terão nos seus programas obras do barroco alemão, italiano e, como característica deste trabalho, duas obras do período colonial mineiro. Abrindo o programa com o ciclo de oito danças alemãs O amor triunfante (Die Triumphierende Liebe, 1653). Seguem-se duas obras de Manoel Dias de Oliveira compositor da escola mineira do século XVIII, a Missa Abreviada e o salmo Justus ut palma, em seguida o Magnificat do mestre compositor da escola napolitana Francesco Durante (1684-1755), encerrando com a cantata Alles was ihr tut para cordas, baixo contínuo, coro e solista, do alemão Dietrich Buxtehude (1637-1707).

O grupo é formado por um madrigal com 23 cantores e um núcleo instrumental com 12 instrumentistas, que executa a família das flautas doces, guitarra barroca ateorbada, violinos, violas e violoncelo. Apresenta repertório barroco e do período colonial brasileiro. Os participantes do grupo são alunos do Departamento de Música, de outros cursos da Universidade de Brasília e voluntários interessados na música antiga.

Adeilton Bairral é doutor em musicologia histórica pela UNIRIO e atua como professor de História da Música e História da Música Brasileira no Departamento de Música da UnB desde abril de 2011. É musicólogo, pesquisador e atuou como preparador vocal e arranjador de diversos grupos corais no Rio de Janeiro, com trinta anos de experiência na área da regência coral e música antiga. É regente da Camerata de Música Antiga da UnB desde 2011.

 

Contato para informações e divulgação:

Regente – Prof. Adeilton Bairral

Telefone: (61) 9633 9694

Tags:

Please reload

Destaque

Siga-nos no INSTAGRAM

June 5, 2019

1/1
Please reload

Recente
Please reload

Arquivo